Folders

Written by Andresa Souza.

Uma das formas mais abrangentes de publicidade impressa, qualificado como um catálogo resumido, atinge de forma objetiva um provável cliente. O layout de um folder deve seguir alguns passos eficientes bem como, fotos nítidas, mensagens objetivas e curtas e principalmente, passar imagem de segurança com endereço e contatos, facilitando o primeiro contato do cliente.

Folder é um impresso gráfico semelhante a um folheto, diferencia-se do folheto por ser elaborado com ilustrações coloridas e com dobras. Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto, embora semelhantes o folder é o impresso que possui no mínimo uma dobra ou ilustrações, enquanto o folheto pode conter ilustrações mas não é dobrado. O folder é dobrado conforme a seqüencia dos argumentos, a capa contém o chamado principal, o qual deve despertar a curiosidade para a abertura do mesmo. Ao abrir a primeira dobra observa-se o detalhamento do que a capa anuncia, mostra-se os detalhes da capa, normalmente cada divisão de assunto coloca-se numa dobra interna, concluindo-se a mensagem ainda na parte interna. A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço, telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.
Também utilizamos o termo folder para designar o catálogo/prospecto impresso na frente e no verso, sem dobra, mas com as características de distribuição das informações semelhantes ao folder dobrado, ou seja, um chamado inicial e um breve resumo, preferêncialmente com ilustrações/fotos na frente e no outro lado (verso) segue-se com as informações técnicas, descrições em detalhes e espaço para distribuidores, pontos de venda, representantes e endereços da fábrica ou do prestador do serviço em divulgação.
O folder é dividido em dois grupos: o Institucional e o Promocional.
Folder Institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo.
Folder Promocional é o que usamos para a divulgação de preço, vantagens e informação direta dos produtos ou serviços.
Podemos também produzir o folder institucional e o promocional juntos, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar com informações que podem prejudicar a marca ou perder o foco e o objetivo da divulgação.
Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam de layout (arte), impressão e acabamento profissional para produzirem o retorno adequado do investimento.
O papel mais utilizado no folder é o couché brilho ou fosco de gramaturas entre 150 e 230g/m², por reproduzirem as cores com exatidão, mas também podemos utilizar o color plus, vergê, reciclado, nestes papéis um profissional gráfico deve avaliar cada aplicação, pois algumas tonalidades destes papéis especiais interferem nas tonalidades das tintas .

Com seu formato e sua versatilidade, o Folder é ideal para ser complementado a sua estratégia de divulgação e campanhas publicitárias. 
Apesar de vários tipos de mídia disponíveis atualmente no mercado, o Folder ainda é uma das formas das mais usadas para distribuir informações e divulgar produtos e serviços de empresas, instituições e profissionais liberais. 

Nós da AicaMarketing desenvolvemos e criamos seu Folder com ideias, formatos e tamanhos de acordo com seu perfil empresarial e tipo de atuação ou segmento de trabalho, visando obter os melhores resultados na divulgação dos seus produtos, serviços e informações de caráter interativo com clientes e prospecto.

O que diferencia o folder de outros é a criatividade, é imprensidivel ter um folder criativo e original para se destacar no meio da concorrencia, principalmente em feiras de negócios devido a quantidade de folders entregues ao mesmo tempo.

Para se fazer um bom folder tem que estar atento a cores, conteúdo, gramatura do papel, imagens, e dobras. Nós da Aica Marketing aliamos tudo isso ao bom gosto. Confira.

Os folders podem ter várias funções; podem falar de uma promoção especial da empresa, trazer os serviços que ela oferece ao cliente, ou ainda, funcionar como uma espécie de pequeno portífolio. O que fará com que o cliente ou possível cliente pegue e guarde o folder ou não, é realmente a capacidade desse material chamar a atenção dele. E é justamente esse o melhor ponto do folder: a praticidade da circulação. Ele tanto pode ficar exposto em cima de balcões, quanto ser enviado pelo correio ou entregue pessoalmente para quem a empresa deseja atingir.

O Folder é uma importante e poderosa ferramenta para vender serviços e mostrar isso aos clientes e futuros clientes. Ele é um material de suporte de venda de produtos e serviços especiais.

E a AicaMarketing é uma agência especializada na criação de mídia impressa, com um de seus focos na criação de folders personalizados para cada necessidade, nossa equipe altamente qualificada constrói soluções com conceitos inovadores e design arrojado, sempre superando as expectativas a cada projeto realizado.
Venha fazer um orçamento conosco!

Sua empresa em evidência!!

Desenvolvemos seu projeto do começo ao fim!